MS terá chuvas acima de 60 mm e risco de temporais

MS terá chuvas acima de 60 mm e risco de temporais
Chuva registrada no município de São Gabriel do Oeste (Foto/Divulgação)

Regiões centro-norte, leste e nordeste concentram maiores volumes, com ventos fortes e calor intenso

Chuva registrada no município de São Gabriel do Oeste (Foto/Divulgação)

As chuvas devem permanecer em Mato Grosso do Sul e  manter o cenário de atenção nas próximas semanas. Segundo boletim divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul ), são esperados acumulados acima de 60 milímetros entre os dias 5 e 21 de fevereiro, principalmente nas regiões centro-norte, leste e nordeste do Estado, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e elevação rápida do nível dos rios.

Mato Grosso do Sul enfrenta previsão de chuvas intensas até 21 de fevereiro, com acumulados superiores a 60 milímetros, principalmente nas regiões centro-norte, leste e nordeste. O Cemtec alerta para riscos de alagamentos, enxurradas e elevação do nível dos rios, especialmente em áreas com drenagem deficiente.A chegada de uma frente fria no fim de semana deve intensificar as instabilidades, com possibilidade de temporais e rajadas de vento acima de 60 km/h. Quatro municípios já decretaram situação de emergência: Aquidauana, Corguinho, Rio Negro e Coxim, que seguem com previsão de chuvas nos próximos dias.

No curto prazo, o boletim do Cemtec aponta que entre sexta-feira (6) e sábado (7) o tempo segue instável em parte do Estado. Enquanto o sul, sudoeste e sudeste devem registrar elevação das temperaturas, com máximas entre 35°C e 38°C. Já as regiões centro-norte – que inclui Campo Grande, Corguinho e Rio Negro), norte (Coxim)  e nordeste (Paranaíba) podem enfrentar chuvas intensas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Riscos – O órgão alerta que essas áreas já acumulam volumes elevados de chuva nos últimos dias, o que eleva significativamente o risco de ocorrências como alagamentos em áreas urbanas, enxurradas e elevação rápida de rios, especialmente em locais com drenagem deficiente e regiões rebaixadas. A recomendação é ter atenção redobrada no trânsito e evitar atravessar vias alagadas.

Frente fria e chuvas – Entre a tarde de sábado (7) e ao longo do domingo (8), a aproximação de uma frente fria deve favorecer ainda mais a formação de áreas de instabilidade, principalmente no sul (Ponta Porã e Iguatemi) de Mato Grosso do Sul. Com isso, o tempo tende a ficar mais fechado, com aumento da nebulosidade e possibilidade de temporais.

Já no período entre domingo (8) e segunda-feira (9), a previsão indica sol no início do dia, mas com rápida mudança nas condições atmosféricas. Ao longo das horas, deve ocorrer aumento das nuvens e retorno das chuvas e tempestades em grande parte do Estado, impulsionadas pelo avanço da frente fria, pela passagem de cavados em médios níveis da atmosfera e pela atuação de áreas de baixa pressão.

Os volumes previstos podem ultrapassar 30 a 40 milímetros em 24 horas, com maior destaque para a região centro-leste de MS. No fim da tarde e noite de segunda-feira, o sul do Estado tende a apresentar tempo mais firme, enquanto as demais regiões permanecem sob instabilidade.

Ventos fortes – Outro fator de atenção são os ventos, que atuam do quadrante norte com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 60 km/h. A combinação de solo encharcado e vento forte aumenta o risco de quedas de árvores, galhos e danos em estruturas mais frágeis.

Variação de temperaturas – Mesmo com a instabilidade, o calor segue predominando em várias áreas do Estado. Entre sexta e sábado, as máximas podem chegar a 38°C no sul, Cone-Sul e Grande Dourados, enquanto as regiões pantaneira e sudoeste ficam entre 34°C e 37°C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar máximas entre 29°C e 31°C.

Com a chegada da frente fria, as temperaturas tendem a cair levemente entre domingo e segunda-feira. No sul e Grande Dourados, as máximas ficam entre 30°C e 34°C, enquanto na Capital variam de 28°C a 30°C.

Tendência nas próximas semanas – Conforme a previsão, o padrão de chuvas deve continuar ao longo da segunda quinzena de fevereiro. Os maiores acumulados, acima de 60 milímetros, estão previstos para as regiões centro-norte, leste e nordeste, indicando que o solo deve permanecer saturado por vários dias.

Municípios críticos – Os quatro municípios que decretaram situação de emergência nesta semana por conta das tempestades seguem com chuvas neste fim de semana. Segundo a previsão do Climatempo, entre sexta-feira (6) e segunda-feira (9), Aquidauana, Corguinho, Rio Negro e Coxim terão sol entre nuvens e chances de chuva rápida ou pancadas isoladas, especialmente à tarde e à noite.

Em Aquidauana, a temperatura máxima deve chegar a 37 °C, com mínima de 25 °C, e pancadas de chuva distribuídas ao longo dos próximos quatro dias. Já em Corguinho, os termômetros oscilam entre 22 °C e 33 °C, com precipitação leve a moderada prevista diariamente.

Em Rio Negro, a previsão indica máximas de 30 °C e mínimas de 23 °C, com instabilidade quase constante, típica de verão, com chuvas rápidas e pancadas isoladas. Coxim segue padrão semelhante, com máximas em torno de 28 °C, mínimas de 22 °C e ocorrência de chuvas rápidas durante o dia e à noite.

Segundo a previsão, mesmo em dias de sol, as pancadas de chuva podem ser fortes e passageiras, trazendo aumento da umidade e risco de raios. Moradores devem ficar atentos às condições, principalmente à tarde, quando a instabilidade costuma se intensificar. Com o calor e a chuva combinados, o cenário deve se manter até segunda-feira (9).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:



Fonte:Campograndenews.com.br Autor:

*Conteúdo produzido com suporte de IA