Vídeo feito em Corumbá mostra condução de gado e reforça cultura ainda preservada no bioma
Uma comitiva de gado cruzando a Estrada Parque do Pantanal, em Corumbá, foi o cenário escolhido pelo fotógrafo sul-mato-grossense Luiz Mendes para mais um registro da lida pantaneira. O vídeo, feito neste sábado (14), mostra peões conduzindo o rebanho em meio à paisagem aberta do bioma.
Uma comitiva de gado atravessando a Estrada-Parque do Pantanal, em Corumbá, foi registrada pelo fotógrafo Luiz Mendes. O registro destaca não apenas a beleza natural do bioma, mas também a importância cultural da tradicional lida pantaneira.O fotógrafo ressalta que o Pantanal, além de ser um importante destino de ecoturismo e apresentar baixos índices de desmatamento, mantém viva a cultura das comitivas de gado, prática que praticamente desapareceu em outras regiões do país devido ao avanço da agricultura.
Segundo ele, a intenção vai além da imagem bonita. “Fiz na Estrada Parque do Pantanal, no município de Corumbá. Eu acho muito importante, visto que o Pantanal é um grande destino de ecoturismo. As pessoas vêm para ver as belezas naturais, as paisagens, a biodiversidade enorme que existe aqui”.
Luiz ressalta que o Pantanal é reconhecido pelos índices de preservação e lembra que, no último ano, foi o bioma brasileiro com menor perda de vegetação e menor índice de desmatamento e queimadas. Para ele, as transformações recentes estão ligadas a fenômenos globais.
“O Pantanal vive de ciclos. Ultimamente, por conta do aquecimento global, que é um problema mundial, a gente sofre muito impacto porque aqui é onde a gente tem natureza abundante e percebe essas mudanças”.
O fotógrafo defende que o território não pode ser visto apenas como paisagem. “Eu faço esses registros culturais para mostrar que aqui dentro do Pantanal não é só biodiversidade, tem pessoas que vivem aqui. É uma cultura linda”.
De acordo com ele, a comitiva praticamente se restringe hoje ao Pantanal. “Os outros lugares a lavoura tomou conta de quase tudo, então quase não se vê transporte de gado. O Pantanal é um dos poucos lugares onde a gente pode observar essa cultura”.
Para Luiz, filmar e fotografar a condução do gado é uma forma de preservar memória e identidade. “Mostrar, registrar a cultura da lida pantaneira, que é a comitiva do gado, é de suma importância. A gente precisa ressaltar e evidenciar as pessoas que vivem aqui no Pantanal”, termina.
Fonte:Campograndenews.com.br Autor:
*Conteúdo produzido com suporte de IA






