Harley-Davidson Abandona Iniciativas de Diversidade após Pressão de Ativista: Ações Sobem 5%

Empresa anunciou fará mudanças para se afastar dos programas de diversidade, equidade e inclusão

As ações da Harley-Davidson subiram 5% em um mês desde que a empresa interrompeu várias iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) após semanas de pressão de um ativista anti-DEI.

A empresa, com sede em Milwaukee, anunciou na segunda-feira (19) que não manterá mais metas de gastos com fornecedores de propriedade de minorias, eliminará treinamentos sociais voltados para funcionários e fará outras mudanças, distanciando-se de programas de diversidade. Além disso, desde abril, a fabricante de motocicletas não possui mais uma função corporativa de DEI, conforme comunicado na rede social X.

A Harley-Davidson se junta a empresas como Tractor Supply, Deere & Co. e a concorrente Polaris, que também revisaram suas políticas de DEI após a campanha nas redes sociais liderada por Robby Starbuck, um ativista que critica corporações “woke”. Essas mudanças fazem parte de uma reação mais ampla contra as iniciativas de DEI no ambiente corporativo, levando empresas a reavaliar programas implementados nos últimos anos.

“Estamos desapontados com a negatividade nas redes sociais nas últimas semanas, que parece ter o objetivo de dividir a comunidade Harley-Davidson”, afirmou a empresa no comunicado. “Como empresa, levamos essa questão muito a sério e temos a responsabilidade de responder com clareza, ação e fatos.”

A Harley-Davidson não fez comentários adicionais além do comunicado oficial.

Em um e-mail enviado aos funcionários em 26 de julho, a empresa informou que havia iniciado uma revisão de suas “atividades de stakeholders e alcance” no início deste ano, antes de Starbuck focar em sua campanha. A empresa confirmou na segunda-feira que as mudanças realizadas foram resultado dessa revisão.

A Harley-Davidson também anunciou que não participará mais da classificação anual de aceitação LGBTQ+ conduzida pela Human Rights Campaign (HRC) e reorganizará seus grupos de recursos de funcionários, direcionando-os exclusivamente para o desenvolvimento de negócios, mentoria e treinamento.

“É hora de abandonar essas políticas e restaurar um senso de neutralidade e sanidade na América corporativa”, declarou Starbuck em uma entrevista, atribuindo as mudanças às postagens nas redes sociais, especialmente de influenciadores da Harley. “Nós atingimos uma massa crítica”, afirmou.

A HRC criticou a decisão da Harley como “impulsiva”. “Com quase 30% da Geração Z se identificando como LGBTQ+ e essa comunidade possuindo US$ 1,4 trilhão em poder de compra, recuar desses princípios mina tanto a confiança do consumidor quanto o sucesso dos funcionários”, disse o vice-presidente Eric Bloem em comunicado na terça-feira (20).

As empresas estão enfrentando uma pressão crescente sobre as iniciativas de diversidade corporativa. Uma pesquisa do Washington Post-Ipsos realizada em abril revelou que 61% dos adultos consideram os programas de DEI no local de trabalho como “algo positivo”. Ao mesmo tempo, a maioria dos entrevistados afirmou que as empresas não deveriam tomar posições sobre eventos atuais, segundo uma pesquisa da Bentley University e Gallup.

A Deere, fabricante de tratores, e a varejista de equipamentos agrícolas Tractor Supply, reduziram seus programas de DEI após críticas de Starbuck no início deste ano. No mês passado, a Deere anunciou que não participará mais de “desfiles de conscientização cultural”, e seus grupos de recursos empresariais focarão “exclusivamente” no desenvolvimento profissional, networking, mentoria e recrutamento de talentos.

A Polaris, concorrente da Harley com sua linha de motocicletas Indian, removeu este mês as referências ao DEI de suas páginas da web, afirmando que “a frase DE&I evoluiu de um termo geral para algo cada vez mais politizado com várias interpretações”. A empresa destacou que está revisando algumas de suas páginas da web para que seus valores centrais – respeito e promover o contato com a natureza através dos esportes motorizados – não se percam nas discussões politizadas atuais. A Polaris não comentou sobre a campanha de Starbuck.

Starbuck mencionou que já escolheu seu próximo alvo nas redes sociais e pode lançar uma nova campanha ainda esta semana, embora tenha se recusado a nomear a empresa, revelando apenas que possui uma base de clientes “muito conservadora”.

Desde o início da campanha de Starbuck, as ações da Harley-Davidson subiram cerca de 5% em quase quatro semanas.

Fonte: © 2024 Bloomberg L.P.

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