A palavra, um tesouro precioso

Devocional Dias Melhores – por Sidney Santos   10-09-2021

Bom dia, graça e paz.

Tudo bem com você eu espero e oro para que sim, na nossa reflexão de hoje leremos o Salmo 119.11  Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

A bíblia mesmo nos diz que a boca fala do que está cheio o coração, por isso o conselho que este pequeno versículo, do maior capítulo da bíblia que está no mais extenso de seus livros torna-se ainda mais contundente e necessário, por isso é bom que o aprendamos e o coloquemos em prática. Ele nos aconselha em o que guardar dizendo guardo …as tuas palavras... a palavra de Deus o mais abençoado dos tesouros que podemos usufruir pode e deve ser guardado em nosso coração. Porque guardando sua palavra estamos guardando, sua lei, seu testemunho, seus preceitos e mandamentos. E assim aprendemos a temer o Senhor entender seus juízos com isso desejaremos cada dia mais sua palavra. Porque “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.”

O salmista também nos diz onde guardar dizendo: Guardo no coração… olha o coração do homem pode ser a fonte da vida e benção, mas também fonte de todo o mal, pois do coração é de onde surgem os maus desígnios, os desejos maus de coisas que destroem o homem e entristecem a Deus, mas se nele estiver guardada a palavra do Senhor, então do seu interior fluirão rios de água viva. Por isso o Senhor nos diz em Lucas 6.45 que “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio.”

O salmista completa o versículo e o pensamento nos dando um propósito, para que guardar no coração a palavra do Senhor? E ele diz: …para não pecar contra ti. Todo pecado que cometemos é contra Deus, vou ilustrar isso lembrando do próprio salmista Davi, que pode até ser o escritor deste salmo 119, já que dos autores possíveis cogita-se Davi, Daniel e Esdras, mas Davi em questão pecou ao adulterar com Bate-Seba, pecou contra Bate-Seba pois sendo rei mandou buscarem-na e deitou-se com ela, pecou contra Urias ao traí-lo e ao mata-lo, pecou contra seu exército, contra o bebe que nasceu e morreu, contra sua família de onde nunca mais apartou-se a espada, pecou contra o povo de Israel. Mas, ao ser interpelado pelo profeta Natã e reconhecendo seu pecado Davi ora arrependido e diz no salmo 51, Senhor pequei contra Ti, e contra Ti somente.

Você entende agora a grandiosidade de se guardar no coração a palavra do Senhor. Ela ajuda você a evitar pecar contra Deus, ela é o corrimão da vida que evitas desvios de conduta e comportamentos pecaminosos, com a palavra de deus em seu coração, você terá um grande tesouro a ser cultivado, e apesar das lutas e desafios que a vida lhe impor você terá uma forte arma para enfrentar suas adversidades.

Que a graça a paz e a misericórdia de Deus sejam multiplicadas em sua vida.

Tenha um bom dia em Nome de Jesus, amém.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest